Dia Internacional da Mulher


  • Dia Internacional da Mulher.

 

Muito haveria a dizer e palavras seriam insuficientes e parcas para descrever e cantar sobre o mais belo ser que no mundo habita.

 

Dona e assenhorada de vários nomes e adjetivos como Amiga, Gentil, Preocupada, Trabalhadora, Empreendedora, Vaidosa, Guerreira, Esposa, e o mais importante de todos, Mãe.

 

Mãe de todos nós, o mundo não pularia e não avançaria na sua ausência, tal rainha delicada que protege as crias gentilmente ao mesmo tempo que se insurge como leoa com garras afiadas e empurra o mundo sob suas vontades. Também em tempos indispensáveis à humanidade adquiriu calos nas mãos sem pudores e vaidades em ofícios de "homem".

 

A este Mundo se deve das mais belas e verdadeiras afirmações traduzidas com significado indeletável em todos os dialetos.

 

"Mãe há só uma," e "Por detrás de um grande Homem existe sempre uma grande Mulher" ,

 

Pois é verdade sim isto e muito mais na medida em que é pertença também outra que nem as ciências naturais, esotéricas, espirituais e outras que enumerem expliquem,

 

"Ninguém entende as Mulheres".

 

Mas porque se comemora este dia a 8 de Março?

 

Pois bem aqui fica um pequeno resumo.

 

A ideia de celebrar anualmente ficou a dever-se ao  Partido Socialista americano que a 20 de Fevereiro de 1909 em Nova York organizou o dia da mulher, promovendo uma manifestação pela igualdade de direitos civis e do direito ao voto feminino.



Em 1910 nas conferências das mulheres da Internacional Socialista, em Copenhaga foi sugerido, por Clara Zetkin, que o Dia da Mulher passasse a ser celebrado todos os anos ficando por definir uma data específica.

A partir de 1913 a cada último domingo do mês de Fevereiro as mulheres russas passaram a celebrar a data com a realização de manifestações.



A 8 de março de 1917 na ainda Rússia Imperial foi organizada uma grande passeata de mulheres, em protesto contra a carestia, o desemprego e a deterioração geral das condições de vida no país.

Este movimento alavancou os operários metalúrgicos que acabaram por se juntar à manifestação, que durando dias acabou por precipitar a Revolução de 1917.

Nos anos seguintes, o Dia da Mulher passou a ser comemorado naquela mesma data, pelo movimento socialista, na Rússia e em países do bloco soviético.

Em 1975 as Nações Unidas instituem o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher,

Atualmente é comemorado em mais de 100 países seja como um dia de protesto por direitos ou de consagração do feminino,